O curso de Ecologia

O curso de Ecologia surge de uma demanda regional de profissionais da área ambiental, bem como de uma identidade das ciências ambientais que surge no Campus da Univasf de Senhor do Bonfim, integrando o atual curso de Ciências da Natureza com os cursos de Geografia e Geologia.

As universidades públicas brasileiras são constituídas a partir da tríade acadêmica composta pelo ensino, pesquisa e extensão e a indissociabilidade entre esses pilares, em suas dimensões ético-política e didático-pedagógica, é fundamental à qualidade dos serviços que essas instituições oferecem à sociedade. Assim sendo, o curso de Ecologia tem por objetivo promover a articulação dessas três funções, não só como um dos elementos essenciais que compõe o ensino superior, mas como o principal fundamento metodológico para a construção do conhecimento. Conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2009-2014 da Univasf, em seu capítulo referente às definições dos objetivos e metas institucionais, "(...) nossa jovem universidade tem como objetivo central "atender a missão institucional de ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional mediante atuação multicampi no semiãrido brasileiro, reduzindo as desigualdades sociais e científicas em nível regional e nacional" (UNIVASF, 2009, p. 23). Nesse sentido, o curso de Ecologia visa formar profissionais com domínio dentro das diversas áreas da Ecologia por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão, permitindo-o atuar na pesquisa ou na intervenção relacionada à preservação, conservação e manejo do meio ambiente.

O curso de Geografia

O curso de Licenciatura em Geografia da UNIVASF concebe-se de acordo com a formação profissional do educador decorrentes da implementação da LDB, bem como das orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1996, 1998, 2000). Diante disso busca-se uma formação mais ampla dos alunos, constituída em um todo teórico e pedagógico, conectado a realidade de atuação profissional e se realizando a partir das necessidades da realidade social.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, o ensino da Geografia deve priorizar uma nova relação teoria prática no que tange ao conhecimento geogr&acaute;fico. Isso ocorre por meio da formação de pessoas que possam compreender os impactos na revolução tecnológica-científica e da globalização na sociedade, a partir de uma visão geográfica crítica. Nessa perspectiva compreende-se a Geografia como uma ciência social e dessa forma, o profissional da área precisa entender as interrelações entre "o sujeito humano e seus objetos de interesse" (BRASIL, 2000, P.39). O curso de graduação de licenciatura em Geografia da UNIVASF, campus Senhor do Bonfim, objetiva uma sólida formação acadêmica, focada nos aspectos socioambiental, político econômico, científico cultural e técnico, potencializam uma formação geocrítica pedagõgico metodológica para atuação na educação nos níveis fundamental e médio com amplas concepções a respeito da necessidade de teorizações críticas, contextualização, desigualdade social, pluriculturalidade, globalização entre outros.